segunda-feira, 9 de agosto de 2010

CIE *-*

Os riscos dos alimentos industrializados.

Pelo mundo globalizado que estamos convivendo vem várias ações totalmente preocupantes como: a preservação do meio ambiente, aquecimento global, reciclagem dos lixos, alimentos industrializados, a falta de tempo e vários outros fatores que só tendem a acabar com o homem e com tudo que há em sua volta. Porém, o assunto citado hoje são os alimentos industrializados. Será que eles nós fazem tanto mal assim? Não, desde que consumido em uma parcela mínima e que não vire hábito. O número de consumação deste alimento vem crescendo exageradamente, pois são bem mais práticos que os naturais e já vem pronto e o homem só tem o trabalho de abrir a embalagem e comer. Porém, tudo que é fácil não é tão bom assim, pois esses alimentos industrializados possuem substancias químicas para que eles durem mais tempo, já os naturais tem que serem consumidos imediatamente, pois senão estragam. Os produtos químicos utilizados por centenas de fábricas de alimentos industrializados são: Corantes, Aromatizantes, Conservantes, Antioxidantes, Estabilizantes e Acidulantes entre outros é claro. E é por causa de tudo isso e muito mais que o número de obesos no mundo não pára de crescer. Muitos pais por falta de tempo acabam utilizando destes alimentos industrializados como; salgadinhos, bolachas, refrigerantes, sucos de caixinha entre outros para mandarem para os seus filhos na escola e com isso só está prejudicando a alimentação de seu filho e depois não reclame se ele for uma criança doente ou até mesmo cheinha. A melhor maneira e substituir esses alimentos por frutas como: maçã, banana, pêra e etc.


Link dos alimentos industrializados:

http://www.consumidorbrasil.com.br/consumidorbrasil/textos/dicasconsumo/alimentosindustrializados.htm



Análise dos rótulos de alguns alimentos industrializados.

Nas aulas de ciências, cada aluno analisou um rótulo que trouxe de alimentos industrializados consumido em sua casa.
Os objetivos dessa atividade eram conhecer os ingredientes utilizados na fabricação do produto e também analisar a tabela nutricional fornecida pelo fabricante.
Constatamos que:
-Todos os alimentos industrializados possuem muitos aditivos químicos em sua composição, tais como: Corantes, aromatizantes, conservantes,...
-Na tabela nutricional os alimentos mais calóricos são justamente os mais apreciados por nosso paladar.
-A quantidade de fibras, vitaminas e sais minerais é mínima.
- Alguns alimentos possuem uma grande quantidade de sódio.
Concluímos que os alimentos industrializados possuem grande quantidade de substâncias que prejudicam a nossa saúde quando consumidos em excesso.

Um comentário: