A epidemia de diabetes
Uma epidemia de diabetes se espalha pelo Brasil e por muitos países.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) chama a atenção para o fato de que a incidência de diabetes aumenta não apenas nos países industrializados mas também nos que adotaram estilos de vida e hábitos alimentares "ocidentalizados".
Sabe - se que filhos de pais e mães diabéticos correm mais riscos de desenvolver a doença e que algumas condições da vida intra - uterina também aumentam a probabilidade. Por exemplo, crianças nascidas com baixo peso correrão risco maior na vida adulta.
O perigo das bombas
Quem é mais obsessivo com a aparência do próprio peito, o homem ou a mulher? Uma pesquisa americana concluiu que há mais homens ansiosos para aumentar o volume peitoral do que mulheres que desejam seios maiores. Com muita dedicação, a maioria é capaz de turbinar a musculatura numa academia - mas há um momento certo para levantar peso, e não é na adolescência .
É burrice, mas muita gente está disposta a correr o risco.
" Existe uma espécie de competição entre jovens que fazem musculação", diz a farmacêutica Solange Nappo. " Leva vantagem quem for mais forte" , diz ela. Na maioria dos garotos compram na própria academia, nunca leu o prospecto do medicamento e consome os produtos diariamente, em forma de comprimidos ou enjeções. Quando eles começam a utilizar, os hormônios sintéticos, dificilmente larga. Eles causam uma espécie de dependência psicológica, e a auto - estima do jovem passa a ser proporcional ao tamanho de seus músculos. Um dos sintomas desse excesso é chamado bulimia reversa. O fortão se olha no espelho e se vê um fracote, quando, na verdade, está monstruoso.
Para perder uns quilinhos...
Para quem passou do peso, só há uma solução!
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Ossos e músculos.
Ossos
Ossos são massas rígidas de tecido vivo. Eles absorvem cálcio para o corpo todo, armazenando 99% do mineral presente. Dentro de alguns ossos há uma substância chamada tutano que produz as células vermelhas, as células brancas e as plaquetas.
Existem 206 ossos no esqueleto humano, que mantêm a formação do corpo e protegem os órgãos internos. Por exemplo, os ossos na cabeça protegem o cérebro; já os ossos na caixa torácica envolvem e protegem os pulmões.
Existem três tipos de músculo: estriado, liso e cardíaco. O músculo estriado consiste de camadas de tecidos divididos em grupos de fibras entrelaçadas paralelas entre si. Estas camadas se ligam ao esqueleto e ajudam o corpo nos movimentos voluntários.
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
SISTEMA CARDIOVASCULAR:
transporte de gases: os pulmões, responsáveis pela obtenção de oxigênio e pela eliminação de dióxido de carbono, comunicam-se com os demais tecidos do corpo por meio do sangue.
transporte de nutrientes: no tubo digestivo, os nutrientes resultantes da digestão passam através de um fino epitélio e alcançam o sangue. Por essa verdadeira "auto-estrada", os nutrientes são levados aos tecidos do corpo, nos quais se difundem para o líquido intersticial que banha as células.
intercâmbio de materiais: algumas substâncias são produzidas ou armazenadas em uma parte do corpo e utilizadas em outra parte. Células do fígado, por exemplo, armazenam moléculas de glicogênio, que, ao serem quebradas, liberam glicose, que o sangue leva para outras células do corpo.
transporte de calor: o sangue também é utilizado na distribuição homogênea de calor pelas diversas partes do organismo, colaborando na manutenção de uma temperatura adequada em todas as regiões; permite ainda levar calor até a superfície corporal, onde pode ser dissipado.
coagulação sangüínea: pelo sangue circulam as plaquetas, pedaços de um tipo celular da medula óssea (megacariócito), com função na coagulação sangüínea. O sangue contém ainda fatores de coagulação, capazes de bloquear eventuais vazamentos em caso de rompimento de um vaso sangüíneo.
SANGUE:
O sangue é um tecido conjuntivo líquido que circula pelo sistema vascularanimais vertebrados. O sangue é produzido na Medula ósseanutrientes, toxinas (metabólitos), oxigênio e gás carbônico. O sangue é constituído por diversos tipos de células, que constituem a parte "sólida" do sangue. Estas células estão imersas em uma parte líquida chamada plasma.
Estas células estão imersas em uma parte líquida chamada plasma. As células são classificadas em Leucócitos (ou Glóbulos Brancos), que são células de defesa; eritrócitos (glóbulos vermelhos ou hemácias), responsáveis pelo transporte de oxigênio; e plaquetas (fatores de coagulação sanguínea).
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Português ._.
Uma ideia para o melhor !
Agora pense:
-Se muitas pessoas não fossem teimosas , os pedestres poderiam andar na rua sem nenhum medo.
Por esse motivo faço um lembrete aos motoristas:-Se todos respeitassem as leis de trânsito muitos acidentes não haveriam e diminuiriam as mortes.
-Respeite as sinalizações , pare nas faixas para os pedestres , respeite os semáforo, redusa a velocidade, cuide de sua vida e do seu próximo.
Um vídeo mostrando mais:
http://www.youtube.com/watch?v=3182x1TTy7w
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
Curiosidades sobre sistema respiratório:
Sistema respiratório é o conjunto de órgãos responsáveis pelas trocas gasosas do organismo dos animais com o meio ambiente ou seja a hematose pulmonar, possibilitando a respiração celular.
Nos vertebrados terrestres, o sistema respiratório é fundamentalmente formado por dois pulmões, como explicado abaixo. Mas nos animais aquáticos, como peixes e moluscos, o sistema baseia-se nas brânquias, enquanto que nos artrópodes terrestres, a respiração é assegurada por um sistema de traqueias.
Nos organismos unicelulares e em alguns animais, como as esponjas e celenterados, assim como nas "plantas" (no sentido da taxonomia de Lineu), não existe um verdadeiro sistema respiratório, sendo a respiração celular assegurada por trocas gasosas diretas entre as células do organismo e o meio ambiente.
Nos vertebrados terrestres, o sistema respiratório é fundamentalmente formado por dois pulmões, como explicado abaixo. Mas nos animais aquáticos, como peixes e moluscos, o sistema baseia-se nas brânquias, enquanto que nos artrópodes terrestres, a respiração é assegurada por um sistema de traqueias.
Nos organismos unicelulares e em alguns animais, como as esponjas e celenterados, assim como nas "plantas" (no sentido da taxonomia de Lineu), não existe um verdadeiro sistema respiratório, sendo a respiração celular assegurada por trocas gasosas diretas entre as células do organismo e o meio ambiente.
Nós fazemos toda a diferença.
Cada aluno do 8° ano 01 assumiu um compromisso de cidadania sobre o ambiente.Com estes compromissos foi construída uma árvore.
Todos os alunos fizeram sua parte,colocando em cada folha da árvore algo para ajudaro planeta.
O planeta precisa de ajuda e nós estamos fazendo a nossa parte, agora falta você.
Alguns sites para você ficar esperto e saber mais sobre ciências:
http://www.wwf.org.br/
http://planetasustentavel.abril.com.br/
http://www.onedegreeless.org/pt/index.php
http://www.swu.com.br/pt/
sexta-feira, 20 de agosto de 2010
frases conotativas:
Com você eu vou até o céu.
Com você eu vou até o céu.
Meu tênis de tão bonito parece andar sozinho. Você é o sol que nasce de manha.
Meu amigo é como o vento,que depois some.
O meu coração chora quando você o machuca.
Joana é uma víbora.
Quando olho pro céu , vejo sua imagem.
Ele lutou contra sua doença.
Greiskellen é um bombom de chocolate.
Ele lutou contra sua doença.
Greiskellen é um bombom de chocolate.
Meu amigo é como o vento,que depois some.
Minha vida é como uma pipoca.
O meu coração chora quando você o machuca.
Joana é uma víbora.
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
CIE *-*
Os riscos dos alimentos industrializados.
Pelo mundo globalizado que estamos convivendo vem várias ações totalmente preocupantes como: a preservação do meio ambiente, aquecimento global, reciclagem dos lixos, alimentos industrializados, a falta de tempo e vários outros fatores que só tendem a acabar com o homem e com tudo que há em sua volta. Porém, o assunto citado hoje são os alimentos industrializados. Será que eles nós fazem tanto mal assim? Não, desde que consumido em uma parcela mínima e que não vire hábito. O número de consumação deste alimento vem crescendo exageradamente, pois são bem mais práticos que os naturais e já vem pronto e o homem só tem o trabalho de abrir a embalagem e comer. Porém, tudo que é fácil não é tão bom assim, pois esses alimentos industrializados possuem substancias químicas para que eles durem mais tempo, já os naturais tem que serem consumidos imediatamente, pois senão estragam. Os produtos químicos utilizados por centenas de fábricas de alimentos industrializados são: Corantes, Aromatizantes, Conservantes, Antioxidantes, Estabilizantes e Acidulantes entre outros é claro. E é por causa de tudo isso e muito mais que o número de obesos no mundo não pára de crescer. Muitos pais por falta de tempo acabam utilizando destes alimentos industrializados como; salgadinhos, bolachas, refrigerantes, sucos de caixinha entre outros para mandarem para os seus filhos na escola e com isso só está prejudicando a alimentação de seu filho e depois não reclame se ele for uma criança doente ou até mesmo cheinha. A melhor maneira e substituir esses alimentos por frutas como: maçã, banana, pêra e etc.
Link dos alimentos industrializados:
http://www.consumidorbrasil.com.br/consumidorbrasil/textos/dicasconsumo/alimentosindustrializados.htm
Análise dos rótulos de alguns alimentos industrializados.
Nas aulas de ciências, cada aluno analisou um rótulo que trouxe de alimentos industrializados consumido em sua casa.
Os objetivos dessa atividade eram conhecer os ingredientes utilizados na fabricação do produto e também analisar a tabela nutricional fornecida pelo fabricante.
Constatamos que:
-Todos os alimentos industrializados possuem muitos aditivos químicos em sua composição, tais como: Corantes, aromatizantes, conservantes,...
-Na tabela nutricional os alimentos mais calóricos são justamente os mais apreciados por nosso paladar.
-A quantidade de fibras, vitaminas e sais minerais é mínima.
- Alguns alimentos possuem uma grande quantidade de sódio.
Concluímos que os alimentos industrializados possuem grande quantidade de substâncias que prejudicam a nossa saúde quando consumidos em excesso.
Pelo mundo globalizado que estamos convivendo vem várias ações totalmente preocupantes como: a preservação do meio ambiente, aquecimento global, reciclagem dos lixos, alimentos industrializados, a falta de tempo e vários outros fatores que só tendem a acabar com o homem e com tudo que há em sua volta. Porém, o assunto citado hoje são os alimentos industrializados. Será que eles nós fazem tanto mal assim? Não, desde que consumido em uma parcela mínima e que não vire hábito. O número de consumação deste alimento vem crescendo exageradamente, pois são bem mais práticos que os naturais e já vem pronto e o homem só tem o trabalho de abrir a embalagem e comer. Porém, tudo que é fácil não é tão bom assim, pois esses alimentos industrializados possuem substancias químicas para que eles durem mais tempo, já os naturais tem que serem consumidos imediatamente, pois senão estragam. Os produtos químicos utilizados por centenas de fábricas de alimentos industrializados são: Corantes, Aromatizantes, Conservantes, Antioxidantes, Estabilizantes e Acidulantes entre outros é claro. E é por causa de tudo isso e muito mais que o número de obesos no mundo não pára de crescer. Muitos pais por falta de tempo acabam utilizando destes alimentos industrializados como; salgadinhos, bolachas, refrigerantes, sucos de caixinha entre outros para mandarem para os seus filhos na escola e com isso só está prejudicando a alimentação de seu filho e depois não reclame se ele for uma criança doente ou até mesmo cheinha. A melhor maneira e substituir esses alimentos por frutas como: maçã, banana, pêra e etc.
Link dos alimentos industrializados:
http://www.consumidorbrasil.com.br/consumidorbrasil/textos/dicasconsumo/alimentosindustrializados.htm
Análise dos rótulos de alguns alimentos industrializados.
Nas aulas de ciências, cada aluno analisou um rótulo que trouxe de alimentos industrializados consumido em sua casa.
Os objetivos dessa atividade eram conhecer os ingredientes utilizados na fabricação do produto e também analisar a tabela nutricional fornecida pelo fabricante.
Constatamos que:
-Todos os alimentos industrializados possuem muitos aditivos químicos em sua composição, tais como: Corantes, aromatizantes, conservantes,...
-Na tabela nutricional os alimentos mais calóricos são justamente os mais apreciados por nosso paladar.
-A quantidade de fibras, vitaminas e sais minerais é mínima.
- Alguns alimentos possuem uma grande quantidade de sódio.
Concluímos que os alimentos industrializados possuem grande quantidade de substâncias que prejudicam a nossa saúde quando consumidos em excesso.
sexta-feira, 6 de agosto de 2010
Espanha.
Espanha tem uma população de mais de 40 milhões de habitantes. A maior parte dos espanhóis são pessoas educadas segundo a Religião Católica e os valores familiares são muito importantes.
Geograficamente, é um país muito variado. Tanto possui grandes extensões de praia ao longo de toda a costa, como tem enormes montanhas cobertas de neve, nas regiões interiores. Na maior parte de Espanha, há sol durante todo o ano, com uma temperatura média anual em torno dos 20 graus Celsius.
Os espanhóis têm um estilo de vida muito mais relaxado que qualquer outro país da Europa. Por exemplo, a maioria dos negócios fecha entre as 13h00m e as 17h00m para ser feita a sesta. Esta grande pausa durante o dia permite que as famílias se reunam para almoçar, permitindo, assim que os seus membros passem mais tempo juntos.
RECEITAS:
Arroz com cogumelos
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de arroz
1 cebola
sal a gosto
1 tablete de caldo de galinha
1 xícara (chá) de cogumelo
5 xícaras (chá) de água fervente
pimenta-do-reino a gosto
2 colheres (sopa) de salsinha picada
2 fatias de presunto cru
1 envelope de açafrão
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1/2 xícara de vinho xerez
Modo de Preparo:
Refogar no azeite quente a cebola e o presunto picados. Juntar o arroz e fritar alguns minutos. Colocar a água, o caldo de galinha, o vinho, os cogumelos, o açafrão, o sal e a pimenta. Cozinhar em fogo baixo durante 20 minutos. Polvilhar a salsinha e servir.
OUTRAS RECEITAS:
Bacalhau com tomate
Bacalhau no forno
Bananas assadas
terça-feira, 20 de julho de 2010
Coréia do Norte.
A Coreia do Norte é um país socialista localizado no extremo oriente do continente asiático, é banhado pelo Oceano Pacífico. Geograficamente, o país está situado no hemisfério norte oriental; limita-se ao norte com a China e a Rússia; ao sul, com a Coreia do Sul; a oeste, com a Baía da Coreia; e a leste, com o Mar do Japão. Assim como Cuba, a Coreia do Norte é um dos remanescentes países de regime socialista no mundo, em razão dessa escolha enfrenta diversos problemas socioeconômicos. Tal fato começou a partir de 1991, quando a União Soviética entrou em declínio.
A Coreia do Norte é socialista em virtude de interferências externas que ocorreram no passado.
Depois que o Japão desocupou a Coreia, a mesma foi dividida em dois países distintos: a Coreia do Norte, controlada pelos soviéticos (socialistas) e a Coreia do Sul, controlada pelos americanos (capitalistas).
Receitas:
Ingredientes:
250 gr de frango inteiro
1 colher(es) (sopa) de molho de soja
1 colher(es) (chá) de açúcar
quanto baste de pimenta-do-reino preta
1 colher(es) (café) de óleo de gergelim torrado
1 dente(s) de alho picadinho.
quanto baste de cebolinha verde picada(s)
1/2 unidade(s) de pêra
400 ml de água
200 ml de caldo de frango
100 gr de nabo
50 gr de cenoura
20 gr de shitake seco(s)
50 gr de castanha portuguesa
10 gr de ameixa seca(s)
quanto baste de sal
Modo de praparo:
Corte o frango a passarinho. Lave e seque bem.
Marine o frango com molho de soja, açúcar, pimenta-do-reino, óleo de gergelim, pêra ralada e a parte branca da cebolinha picada.
Cozinhe a castanha portuguesa e descasque. Reserve.
Hidrate o shitake e corte em cubos grandes. Reserve.
Corte o nabo e a cenoura em cubos grandes. Retire a semente da ameixa seca. Reserve.
Sele o frango numa caçarola e adicione o caldo de frango .Se necessário, adicione água durante o cozimento.
Adicione nabo, cenoura, ameixa seca e o shitake. No final da cocção do frango, acrescente a castanha e a parte verde da cebolinha picada.
Outras receitas:
Sagu com Morango
Sopa Creme de Milho
Fondue de Queijo
A Coreia do Norte é socialista em virtude de interferências externas que ocorreram no passado.
Depois que o Japão desocupou a Coreia, a mesma foi dividida em dois países distintos: a Coreia do Norte, controlada pelos soviéticos (socialistas) e a Coreia do Sul, controlada pelos americanos (capitalistas).
Receitas:
Ingredientes:
250 gr de frango inteiro
1 colher(es) (sopa) de molho de soja
1 colher(es) (chá) de açúcar
quanto baste de pimenta-do-reino preta
1 colher(es) (café) de óleo de gergelim torrado
1 dente(s) de alho picadinho.
quanto baste de cebolinha verde picada(s)
1/2 unidade(s) de pêra
400 ml de água
200 ml de caldo de frango
100 gr de nabo
50 gr de cenoura
20 gr de shitake seco(s)
50 gr de castanha portuguesa
10 gr de ameixa seca(s)
quanto baste de sal
Modo de praparo:
Corte o frango a passarinho. Lave e seque bem.
Marine o frango com molho de soja, açúcar, pimenta-do-reino, óleo de gergelim, pêra ralada e a parte branca da cebolinha picada.
Cozinhe a castanha portuguesa e descasque. Reserve.
Hidrate o shitake e corte em cubos grandes. Reserve.
Corte o nabo e a cenoura em cubos grandes. Retire a semente da ameixa seca. Reserve.
Sele o frango numa caçarola e adicione o caldo de frango .Se necessário, adicione água durante o cozimento.
Adicione nabo, cenoura, ameixa seca e o shitake. No final da cocção do frango, acrescente a castanha e a parte verde da cebolinha picada.
Outras receitas:
Sagu com Morango
Sopa Creme de Milho
Fondue de Queijo
domingo, 18 de julho de 2010
Costa do Marfim
Este país tropical se situa na costa ocidental da África. A capital administrativa, Yamoussoukro, destoa das cidades africanas pelas construções modernas. Considerada uma pequena versão de Brasília, abriga uma réplica da Basílica de São Pedro (Vaticano), embora a população marfinense seja predominantemente animista e muçulmana - os católicos não passam de 14%. Convivem no país mais de 60 grupos étnicos e grande contingente de exilados de Estados vizinhos. A Costa do Marfim tem clima propício ao cultivo de cacau - do qual é o maior produtor mundial -, banana e café.
As pessoas que moram na Costa do Marfim são negras,e esbeltas.Tem a tonalidade de cabelo preto.Alguns são carecas.
Culinária
A gastronomia do país é formada por preparações simples, mas a excelente qualidade dos ingredientes é fundamental para torná-las magníficas. Destaque para os peixes e mariscos de água doce ou salgada. A maioria é grelhada com molhos à base de gergelim ou nozes e acompanham arroz, mandioca e milho.
Receitas
Cozido de Frango com Camarões
Ingredientes:
4 unidade(s) de coxa de frango
4 unidade(s) de camarão pistola
1 colher(es) (chá) de sal
1 colher(es) (chá) de alho em pó
2 colher(es) (chá) de páprica doce
1/2 xícara(s) (chá) de óleo de soja
2 unidade(s) de cebola picada(s)
1 colher(es) (chá) de canela-da-china em pó
1 colher(es) (chá) de noz-moscada moída(s)
1 colher(es) (chá) de cúrcuma
3/4 xícara(s) (chá) de Arroz
6 xícara(s) (chá) de caldo de frango
quanto baste de salsinha para decorar
2 colher(es) (sopa) de manteiga Mococa
4 folha(s) de alface americana
Modo de Preparo:
Retire as cascas e as vísceras dos camarões, deixando intactos apenas os rabos.
Lave bem as coxas e depois seque bem.
Tempere as coxas e os camarões com o sal, páprica e alho. Deixe pelo menos 2 horas no refrigerador coberto com filme-plástico.
Em uma panela grande, aqueça o óleo e refogue as coxas e os camarões. Retire os camarões quando ficarem com um rosa opaco e as coxas quando estiverem totalmente douradas. Reserve ambos.
Adicione, no mesmo óleo, a cebola e o alho, refogando até que a cebola comece a dourar.
Adicione a noz-moscada e a cúrcuma. Misture.
Adicione o frango reservado, o arroz e 2 xícaras de caldo de galinha. Corrija os temperos.
Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Adicione o restante do caldo de frango conforme o necessário, até cozinhar completamente o arroz e o frango estar macio e tenro (este prato não pode ser seco).
Quando pronto, retire da panela, acrescente manteiga, salsinha e os camarões.
Sirva quente, com folhas de alface.
Outras receitas típicas da Costa do Marfim são: Pêras cozidas no Maracujá, Mango Fool, e Calda de Queijo.
As pessoas que moram na Costa do Marfim são negras,e esbeltas.Tem a tonalidade de cabelo preto.Alguns são carecas.
Culinária
A gastronomia do país é formada por preparações simples, mas a excelente qualidade dos ingredientes é fundamental para torná-las magníficas. Destaque para os peixes e mariscos de água doce ou salgada. A maioria é grelhada com molhos à base de gergelim ou nozes e acompanham arroz, mandioca e milho.
Receitas
Cozido de Frango com Camarões
Ingredientes:
4 unidade(s) de coxa de frango
4 unidade(s) de camarão pistola
1 colher(es) (chá) de sal
1 colher(es) (chá) de alho em pó
2 colher(es) (chá) de páprica doce
1/2 xícara(s) (chá) de óleo de soja
2 unidade(s) de cebola picada(s)
1 colher(es) (chá) de canela-da-china em pó
1 colher(es) (chá) de noz-moscada moída(s)
1 colher(es) (chá) de cúrcuma
3/4 xícara(s) (chá) de Arroz
6 xícara(s) (chá) de caldo de frango
quanto baste de salsinha para decorar
2 colher(es) (sopa) de manteiga Mococa
4 folha(s) de alface americana
Modo de Preparo:
Retire as cascas e as vísceras dos camarões, deixando intactos apenas os rabos.
Lave bem as coxas e depois seque bem.
Tempere as coxas e os camarões com o sal, páprica e alho. Deixe pelo menos 2 horas no refrigerador coberto com filme-plástico.
Em uma panela grande, aqueça o óleo e refogue as coxas e os camarões. Retire os camarões quando ficarem com um rosa opaco e as coxas quando estiverem totalmente douradas. Reserve ambos.
Adicione, no mesmo óleo, a cebola e o alho, refogando até que a cebola comece a dourar.
Adicione a noz-moscada e a cúrcuma. Misture.
Adicione o frango reservado, o arroz e 2 xícaras de caldo de galinha. Corrija os temperos.
Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Adicione o restante do caldo de frango conforme o necessário, até cozinhar completamente o arroz e o frango estar macio e tenro (este prato não pode ser seco).
Quando pronto, retire da panela, acrescente manteiga, salsinha e os camarões.
Sirva quente, com folhas de alface.
Outras receitas típicas da Costa do Marfim são: Pêras cozidas no Maracujá, Mango Fool, e Calda de Queijo.
Portugal
Portugal, oficialmente República Portuguesa, é um país localizado no sudoeste da Europa, cujo território se situa na zona ocidental da Península Ibérica e em arquipélagos no Atlântico Norte. Possui uma área total de 92 090 km², e é a nação mais ocidental do continente europeu. O território português é delimitado a Norte e a Leste por Espanha e a Sul e Oeste pelo Oceano Atlântico, e compreende a parte continental e as regiões autônomas: os arquipélagos dos Açores e da Madeira.
As pessoas que moram em Portugal geralmente são brancas e de classe média.
Culinária
A gastronomia lusitana é famosa pelo bacalhau, caldo verde e doces de ovos. Não é comida feita delicadeza, mas de consistências. São duas grandes refeições por dia e o cardápio é dividido, normalmente, em três partes: uma entrada, geralmente uma sopa; um prato principal, que pode ser peixe, carne ou ave com acompanhamento de arroz, batata ou verduras; e a sobremesa, quase sempre um doce de ovos ou de frutas.Uma característica da culinária portuguesa é o pouco uso de verduras e legumes frescos.
Receitas
Suspiros de Coco
INGREDIENTES
*3 Claras à temperatura ambiente
*Sal de mesa q.b.
*250g de coco ralado
*150g de açúcar
*75g de chocolate de culinária
*75g de chocolate branco
*Essência de baunilha
MODO DE PREPARAÇÃO
Bata as claras com o sal até ficar espessas. Adicione 3 colheres de sopa de açúcar, uma a uma, sem parar de bater até obter o suspiro firme. Junte o restante açúcar, o coco e a essência de baunilha. Forre um tabuleiro com papel vegetal, unte-o e com uma colher disponha o preparado em montinhos espaçados. Leve ao forno pré-aquecido a 160ºC durante aproximadamente 18minutos. Em separado, amoleça os dois tipos de chocolate embanho-maria. Guarneça os biscoitos alternando as cores. Deixe solidificar sobre uma rede. Com o restante chocolate e utilizando um funil de papel vegetal decore os biscoitos fazendo desenhos à sua escolha, de preferência sequênciais.
Outras receitas típicas de Portugal são: Garoupa recheada, Arroz de Braga, e Caldo Verde.
As pessoas que moram em Portugal geralmente são brancas e de classe média.
Culinária
A gastronomia lusitana é famosa pelo bacalhau, caldo verde e doces de ovos. Não é comida feita delicadeza, mas de consistências. São duas grandes refeições por dia e o cardápio é dividido, normalmente, em três partes: uma entrada, geralmente uma sopa; um prato principal, que pode ser peixe, carne ou ave com acompanhamento de arroz, batata ou verduras; e a sobremesa, quase sempre um doce de ovos ou de frutas.Uma característica da culinária portuguesa é o pouco uso de verduras e legumes frescos.
Receitas
Suspiros de Coco
INGREDIENTES
*3 Claras à temperatura ambiente
*Sal de mesa q.b.
*250g de coco ralado
*150g de açúcar
*75g de chocolate de culinária
*75g de chocolate branco
*Essência de baunilha
MODO DE PREPARAÇÃO
Bata as claras com o sal até ficar espessas. Adicione 3 colheres de sopa de açúcar, uma a uma, sem parar de bater até obter o suspiro firme. Junte o restante açúcar, o coco e a essência de baunilha. Forre um tabuleiro com papel vegetal, unte-o e com uma colher disponha o preparado em montinhos espaçados. Leve ao forno pré-aquecido a 160ºC durante aproximadamente 18minutos. Em separado, amoleça os dois tipos de chocolate embanho-maria. Guarneça os biscoitos alternando as cores. Deixe solidificar sobre uma rede. Com o restante chocolate e utilizando um funil de papel vegetal decore os biscoitos fazendo desenhos à sua escolha, de preferência sequênciais.
Outras receitas típicas de Portugal são: Garoupa recheada, Arroz de Braga, e Caldo Verde.
África do Sul
A África do Sul está situada no extremo sul do continente africano e é um país enorme, com uma área de 1.127.200 km². A nação é dividida em nove províncias e, como o Brasil, nenhuma região representa sozinha, geografica e culturalmente, as características do país inteiro. Nenhuma província pode ser considerada “típica” na África do Sul.
A dança sempre integrou o estilo de vida africano. Marca presença na caça, guerras, galanteios, casamentos, iniciação e trabalho.
As pessoas que moram na Àfrica geralmente são negras, e tem o cabelo bem encaracolado, alguns são carecas.
Culinária
A culinária sul-africana é fortemente baseada em carne e gerou a reunião social tipicamente sul-africana chamada braai. A África do Sul também se tornou num grande produtor de vinho, possuindo algumas das melhores vinhas do mundo nos vales em torno de Stellenbosch, Franschoek e Paarl. A pouco habitual comida rápida que consiste de grilos fritos também é comum na África do Sul.
Receitas
Scones - (Pãezinhos)
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar cristal
1 colher (sopa) bem cheia de fermento em pó
1 colher (café) de sal
4 colheres (sopa) de margarina
1 ovo inteiro
150 ml. leite
Peneire a farinha, o açúcar, o fermento em pó e o sal, numa vasilha. Junte a margarina e friccione delicadamente com a ponta dos dedos até ficar esfarelada (em migalhas).
Em outra vasilha, misture o ovo com o leite e adicione à massa, misturando delicadamente, sem amassar. Vire a massa em uma superfície plana, previamente enfarinhada e estique-a com as mãos até que fique com 2 cm de espessura. Corte em quadrado ou redondo (com auxílio de um copo) e coloque em uma forma untada, pincele a superfície dos pãezinhos com gema e leve ao forno quente 250°C por 10 até 15 minutos, ou até dourar.
Sirva quente com requeijão ou cream cheese ou geléia de sua preferência.
Se quiser, poderá substituir as 2 xícaras de farinha de trigo por 1 xícara de farinha integral e 1 de farinha de trigo, retirando o açúcar da receita. (Lembre-se que a farinha integral não precisa ser peneirada).
Outras receitas típicas da África são: Apas Recheadas, Galinha de cabidela, e Arroz de garoupa da ilha.
A dança sempre integrou o estilo de vida africano. Marca presença na caça, guerras, galanteios, casamentos, iniciação e trabalho.
As pessoas que moram na Àfrica geralmente são negras, e tem o cabelo bem encaracolado, alguns são carecas.
Culinária
A culinária sul-africana é fortemente baseada em carne e gerou a reunião social tipicamente sul-africana chamada braai. A África do Sul também se tornou num grande produtor de vinho, possuindo algumas das melhores vinhas do mundo nos vales em torno de Stellenbosch, Franschoek e Paarl. A pouco habitual comida rápida que consiste de grilos fritos também é comum na África do Sul.
Receitas
Scones - (Pãezinhos)
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar cristal
1 colher (sopa) bem cheia de fermento em pó
1 colher (café) de sal
4 colheres (sopa) de margarina
1 ovo inteiro
150 ml. leite
Peneire a farinha, o açúcar, o fermento em pó e o sal, numa vasilha. Junte a margarina e friccione delicadamente com a ponta dos dedos até ficar esfarelada (em migalhas).
Em outra vasilha, misture o ovo com o leite e adicione à massa, misturando delicadamente, sem amassar. Vire a massa em uma superfície plana, previamente enfarinhada e estique-a com as mãos até que fique com 2 cm de espessura. Corte em quadrado ou redondo (com auxílio de um copo) e coloque em uma forma untada, pincele a superfície dos pãezinhos com gema e leve ao forno quente 250°C por 10 até 15 minutos, ou até dourar.
Sirva quente com requeijão ou cream cheese ou geléia de sua preferência.
Se quiser, poderá substituir as 2 xícaras de farinha de trigo por 1 xícara de farinha integral e 1 de farinha de trigo, retirando o açúcar da receita. (Lembre-se que a farinha integral não precisa ser peneirada).
Outras receitas típicas da África são: Apas Recheadas, Galinha de cabidela, e Arroz de garoupa da ilha.
sexta-feira, 2 de julho de 2010
Ciências:
doctor reviews
O que são alimentos funcionais?
São alimentos que dão um bom funcionamento ao nosso organismo.
http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?id=7141
segunda-feira, 28 de junho de 2010
Ciências: Alimentos ricos em Fibra.
Importância da Fibras!
As fibras são importantes pois ajudam a regular nosso intestino e ajudam a diminuir a absorção de açúcar e gordura pelo nosso organismo. As fibras são obrigatórias para quem tem colesterol alto. As fibras dão a sensação de saciedade, e auxiliam na redução de peso, também facilitam a passagem dos resíduos pelo intestino, modificam a absorção dos nutrientes no intestino, reduzem a absorção de gorduras, baixam ligeiramente os níveis de colesterol no sangue ajudando a prevenir doenças cardíacas. A média diária de ingestão de fibras é de 20g a 30g.
sexta-feira, 18 de junho de 2010
segunda-feira, 14 de junho de 2010
CIE - Funções da Pirâmide Alimentar
Funções da Pirâmide Alimentar
A pirâmide é importante porque ela nos dá as informações que devemos ter sobre a nossa alimentação, para chegarmos na 3° idade com uma boa saúde.
Na base da pirâmide estão os carboidratos.Uma grama de carboidratos fornece 4 quilocalorias de energia por isso os carboidratos são considerados alimentos energéticos;São o arroz, feijão, batata, pão, as frutas, etc. Você deve consumir de 6 a 11 porções diárias.
As vitaminas são muito importantes para nosso corpo pois sem elas, muitos órgãos passam a funcionar mal, e corremos o risco de ficar doentes. Tem vários tipos de vitaminas A,B,C,D,E e K. Você deve consumir de 3 a 5 porções diárias.
Os sais minerais são muito importantes para nossa saúde pois eles junto com as vitaminas proporcionam o bom funcionamento do corpo. Você deve consumir de 3 a 5 porções diárias
As proteínas são importantes para nosso corpo se desenvolver melhor, pois forma as células, unhas, cabelo, pele...
As proteínas são encontradas em alimentos como: o feijão, arroz,carnes,queijo... Devem ser consumidos de 2 a 3 porções diárias.
Ao lado das proteínas estão os: queijos,óleos e etc.Deve ser consumido 2 porções ao dia porque se o excesso pode prejudicar a saúde.Função é formar a membrana das células,e alguns hormônios.
Devemos evitar as guloseimas por que elas contém gorduras e açúcares em excesso;não ṕossuem vitaminas .
Quem come muitas guloseimas pode ganhar fortes dores de estomâgo e muita dor de cabeça e além disso pode provocar anemia,cáries,e obesidade.
Devemos seguir as orientações da pirâmide,para no futuro termos vida mais longa e feliz.
A pirâmide é importante porque ela nos dá as informações que devemos ter sobre a nossa alimentação, para chegarmos na 3° idade com uma boa saúde.
Na base da pirâmide estão os carboidratos.Uma grama de carboidratos fornece 4 quilocalorias de energia por isso os carboidratos são considerados alimentos energéticos;São o arroz, feijão, batata, pão, as frutas, etc. Você deve consumir de 6 a 11 porções diárias.
As vitaminas são muito importantes para nosso corpo pois sem elas, muitos órgãos passam a funcionar mal, e corremos o risco de ficar doentes. Tem vários tipos de vitaminas A,B,C,D,E e K. Você deve consumir de 3 a 5 porções diárias.
Os sais minerais são muito importantes para nossa saúde pois eles junto com as vitaminas proporcionam o bom funcionamento do corpo. Você deve consumir de 3 a 5 porções diárias
As proteínas são importantes para nosso corpo se desenvolver melhor, pois forma as células, unhas, cabelo, pele...
As proteínas são encontradas em alimentos como: o feijão, arroz,carnes,queijo... Devem ser consumidos de 2 a 3 porções diárias.
Ao lado das proteínas estão os: queijos,óleos e etc.Deve ser consumido 2 porções ao dia porque se o excesso pode prejudicar a saúde.Função é formar a membrana das células,e alguns hormônios.
Devemos evitar as guloseimas por que elas contém gorduras e açúcares em excesso;não ṕossuem vitaminas .
Quem come muitas guloseimas pode ganhar fortes dores de estomâgo e muita dor de cabeça e além disso pode provocar anemia,cáries,e obesidade.
Devemos seguir as orientações da pirâmide,para no futuro termos vida mais longa e feliz.
Assinar:
Postagens (Atom)